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terça-feira, 1 de junho de 2010

Marketing Pessoal de Excelência, Pontos-chave

Percorrer o caminho do desenvolvimento pessoal através do marketing pessoal proporciona-lhe um conjunto de mais-valias tanto para a sua vida privada como para a sua vida profissional, podendo por exemplo enfrentar as suas entrevistas de emprego de forma mais otimista e criando com todos os que contacta uma empatia que está muito alem de tudo o que já vivenciou.
Definir ações especificas direccionadas para cada objectivo é a etapa complementar do seu plano de marketing pessoal. É importante atribuir tempos a cada acção e estabelecer prazos como uma forma de organização. Veja então como pode de forma prática e objectiva efectuar a organização de metas, objectivos pessoais e respectivos timmings.

A melhor forma de não se perder na concretização da sua estratégia de marketing pessoal passa por definir claramente as metas e subdividi-las diversos objectivos intermédios, ou seja referências específicas, quantitativas, que podem ser usadas para medir o progresso da sua estratégia de marketing peso.

Identificar oportunidades e ameaças
Estratégia de Marketing Pessoal

Seja qual for a área que definiu um plano de atuação, é essencial um conhecimento prévio para que seja possível identificar as boas oportunidades e possíveis ameaças.

A seguir são relacionadas algumas perguntas para a reflexão e identificação de oportunidades ou ameaças. A mesma pergunta pode ajudar a identificar tanto uma oportunidade como uma ameaça.

Fazer uma análise detalhada das nossas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, permite ter uma boa percepção de todos os potenciais ativos de ataque e de todas as limitações a trabalhar e assim encontrar / recriar vantagens competitivas pessoais.

Quais as suas competências? Forças e fraquezas
Estratégia de Marketing Pessoal

As áreas vivenciais ou de conhecimento que podem representar uma mais valia para uma estratégia de marketing pessoal têm um papel fundamental no grau de sucesso da estratégia. Áreas que podem ser tidas como forças ou oportunidades de melhoria. É fundamental fazer a avaliação de cada uma destas áreas importantes para o processo de criação de uma estratégia de marketing pessoal.

Missão, visão, valores e política pessoal
Estratégia de marketing pessoal

Para desenvolver a sua estratégia de marketing pessoal necessita olhar para dentro de si e descobrir a sua essência, a sua missão (a sua razão de ser, a sua finalidade), a sua visão (percepção, discernimento, inteligência), valores (princípios e crenças) e política pessoal (a sua forma de agir).

Em que ponto se encontra a sua vida?
Estratégia de Marketing Pessoal

É essencial que tenha uma noção concreta do momento em que se encontra a sua vida, quer a nível pessoal, quer no âmbito profissional. Fazer um enquadramento e ponto de situação para depois poder avançar para um plano estratégico de promoção pessoal e profissional ou seja preparar uma estratégia de marketing pessoal com o fim de se realizar enquanto pessoa e aumentar o seu valor profissional.

Estratégia de marketing pessoal, defina já a sua.

Saber como se pode auto-promover é fundamental para alcançar os seus objectivos, para isso abordo num conjunto de artigos a importância de uma estratégia de marketing pessoal bem delineada. Ter uma clara percepção das suas competências e como fazer para tirar o máximo partido dos seus pontos fortes, são algumas das características chave para se saber posicionar na vida pessoal e profissional de forma a alcançar o sucesso.

Torna-se cada vez mais obvio e essencial a necessidade de uma gestão pessoal e profissional como uma forma de promoção. No entanto, poucos são aqueles que realmente conseguem transformar a sua atitude e esta convicção em uma atitude prática com resultados.

Marketing pessoal, compreender uma estratégia de sucesso

O Marketing Pessoal é uma estratégia individual para desenvolver contactos e relacionamentos importantes quer numa perspectiva pessoal quer de ponto de vista profissional. É uma forma de desenvolvimento de estratégias bem definidas com o fim de dar visibilidade a características, habilidades e competências pessoais e profissionais relevante.

Os Mandamentos do Marketing Pessoal
os dez mandamentos do marketing pessoal, De acordo com Max Gehringer (consultor de carreira), .

1º - Liderança
Algumas pessoas têm uma habilidade muito maior de influenciar as outras. "O João está sempre preocupado se a gente precisa de alguma coisa", comenta a caixa Laísa. "Ele socorre a gente", diz a caixa Ester. O João é um formador de opinião, e a empresa percebe isso rapidamente.

2º - Confiança
Quando eu pergunto "Quanto foi o jogo?", eu imediatamente olho para uma pessoa. Eu não falo assim: "quanto foi?", olhando ao redor. Essa é a pessoa em que nós confiamos.

3º - Visão
É alguém entender o que está fazendo e por que está fazendo, e sugerir pequenas mudanças para melhorar o próprio trabalho ou o trabalho dos colegas. Do que nós estamos falando? Pequenas idéias, uma por dia, de R$ 3. Muita gente fica esperando muito para ter uma grande idéia na vida de R$ 200 milhões e perde a oportunidade de ter a pequena idéia de todo dia.

4º - Espírito de equipe
É oferecer ajuda aos colegas, mesmo sem ser solicitado. De coração aberto, quantas pessoas realmente fazem isso?

5º - Maturidade
É saber solucionar conflitos sem provocar mais conflitos. "Ele prefere conversar e não resolver em discussão", diz o repositor de loja William Matias. "Um ajudando o outro é que a gente vai ser uma equipe melhor", acredita o repositor de loja Antônio Raimundo Nascimento.

6º - Integridade
E fazer o seu trabalho sem prejudicar ninguém. Não ser excessivamente ambicioso e atropelar quem aparece pela frente. Pesquisa instantânea de opinião: quem nunca foi prejudicado na carreira? Quem tem vontade de prejudicar alguém? Qual das duas perguntas que eu fiz mostra falta de integridade? A segunda? Se eu tiver o desejo, assim, de me vingar, isso mostra a minha falta de integridade? Não. O desejo não mostra. É por isso que nós temos sentimentos, nós temos emoções e, muitas vezes, no trabalho, nós temos que guardar isso para a gente mesmo. Eu, sinceramente, tenho vontade atropelar um monte de gente, mas eu não vou fazer isso.

7º - Visibilidade
Ser o primeiro a levantar a mão quando o chefe precisa de um voluntário para uma tarefa. O que eu me lembro nos últimos 25 anos da minha vida corporativa, todo mundo que levantou a mão quando eu pedi um voluntário, hoje, ou é gerente, ou é diretor, ou é presidente de empresa. Impressionante.

8º - Empatia
É saber elogiar o trabalho de um colega e reconhecer o mérito dos outros. "Foi o Emerson. Isso foi ontem ainda. Ele montou lá na frente da loja uma exposição de brinquedos que foi muito lindo mesmo. Elogiei, elogiei na hora", disse o fiscal de loja.

9º - Otimismo
Não é um otimismo burro, mas um otimismo com causa. A pressão do trabalho nos leva a imaginar que as coisas são piores do que realmente são.

10º - Paciência
Isso é o que mais acontece com jovens recém-formados no mercado de trabalho. Normalmente, uma pessoa com excelente formação acadêmica entra em uma empresa e, seis horas depois, já está começando a pensar por que ela não foi promovida. De todas as qualidades que nós podemos ter, a paciência é, talvez, a que se a gente não tiver, vai nos prejudicar mais.
Evidentemente, não adianta ter tudo isso se o funcionário não consegue fazer aquilo que ele é pago para fazer, dar bons resultados de curto prazo.
Em uma empresa séria, quem tem marketing pessoal recebe atenção da chefia e apoio dos colegas. Em uma empresa medíocre, a mesma pessoa pode ser vista como uma ameaça. Em um caso assim, não adianta querer mudar a empresa. É mais sábio mudar de empresa.
O mundo vez se transformando velozmente nas ultimas décadas, e com o avanço da tecnologia e a globalização este processo tornou-se ainda mais rápido deixando um grande legado a humanidade, do qual o homem só conhece ainda uma pequena parte. No futuro talvez ele tenha oportunidade de observar mais refletidamente sobre a extensão deste legado, hoje ainda desconhecido em sua extensão.

Conceitos

As mudanças e transformações velozes pelas quais a sociedade vem passando, traz mudanças em todos os setores fazendo com que o homem evolua e saia em busca de aprimoramento profissional, cultural, humano. Assim hoje temos a busca premente pela qualidade total de produtos e serviços e também pela valorização da qualidade de vida, mulheres independentes e modernas passam a ocupar seu espaço no mercado de trabalho e outros segmentos onde antes a predominância do homem era marcante, a competitividade no mercado de trabalho e em diversos setores da vida moderna, e muitos outros fatores imensuráveis.

Marketing Pessoal

Nesse contexto e diante de tantas transformações havidas no meio social, organizacional, e na cultura industrial e empresarial, criou-se formas e fórmulas para superar e enfrentar essa mudanças, e uma delas foi o chamado marketing pessoal, que passa a ser então uma forma que o indivíduo encontrou de valorizar suas competências, habilidades e capacidades pessoais. Assim o marketing pessoal é uma forma estruturada, organizada e planejada de evidencias as qualidades de cada pessoal e sua inteligência emocional, para que então ela possa se destacar nos grupos a que pertence ou aos quais almeja pertencer, e assim encontrar o sucesso pessoal. Entretanto mesmo sendo um processo programado e planejado com o objetivo de vender nossa imagem, marketing pessoal não isenta ninguém do trabalho duro e não significa uma forma organizada de se passar pelo que não somos, ao contrário, consiste num planejamento elaborado para que as qualidades sejam evidencias e seus conflitos íntimos seja minimizados, preservando nossas características e buscando mantermos nossa identidade pessoal.
Exemplo
O marketing pessoal foi criado como uma ferramenta para otimização das capacidades individuais do homem, para que ele possa obter sucesso no concorrido mundo profissional, e pode fazer a diferença fundamental numa entrevista de emprego, fazendo com que o indivíduo se destaque e possa manter sua segurança durante o processo. Entretanto, apesar de ser uma ferramenta usada no contexto profissional, o marketing pessoal também é responsável pela melhora da qualidade de vida das pessoas, pois proporciona que os indivíduos mantenham relacionamentos mais saudáveis, se comuniquem de forma mais eficiente e total, organizem sua imagem, etc, fazendo com que cada pessoa tenha consciência de suas potencialidades e suas fraquezas. O marketing pessoal é hoje uma importante ferramenta para o sucesso profissional dos indivíduos e também do sucesso social e pessoal.
O marketing pessoal é um conceito moderno e que ainda é polemizado por muitos, existem vários livros e escolas de marketing que oferecem cursos específicos de marketing pessoal, além de vários profissionais que se especializaram em proferir palestras em empresas, na internet ou mesmo em locais privados a respeito do assunto. Com certeza este é um dos frutos da transformação que a sociedade vem sofrendo, em virtude dos avanços tecnologicos e da globalização mundial.

Marketing evoluiu tanto nestes últimos anos, que mesmo os que o acompanham diuturnamente tem dificuldade para estar a par de tudo o que acontece. Só para exemplificar, na década passada a preocupação era com o produto ou serviço. Acreditava-se que tendo um bom produto ou serviço os clientes viriam naturalmente. Hoje o foco é no cliente, ou seja, para se fazer um bom marketing é necessário saber o que os clientes estão verdadeiramente querendo e o quanto estão dispostos a pagar por isto. Ou seja, mudou tudo. Passou a ser mais importante pesquisar as necessidades e desejos dos clientes, do que se colocar a oferecer serviços, que nem sempre são o que estão procurando. Para simplificar desenvolvi um conceito básico para o marketing profissional: atentar e atender necessidades e desejos, onde necessidade pode ser um copo de água e desejo uma cerveja. E a arte de encantar clientes, outro conceito nosso, é saber e oferecer exatamente o que estão precisando e buscando. Para tanto os itens que abordaremUma das vantagens na adoção de um marketing profissional é colocar-se sempre atento, buscando encontrar ações ou atuações que a concorrência em sua área não vem se utilizando e as adotando como diferenciais. Uma das possibilidades é a confecção de um livreto com informações gerais sobre suas atividades ou do grupo a que você faz parte. Este pode ter vários aplicativos e se constituir num verdadeiro guia de relacionamento com seus clientes, não só para instruí-los como para cobrar sua participação no envolvimento e desenvolvimento de suas atividades. Funciona como um manual de instruções e regulamento, ao mesmo tempo em que divulgando suas capacitações na forma de um mini-currículo.os a seguir podem agregar valor aos seus serviços. Analise.
A atividade do profissional de marketing consiste em modificar as atitudes e comportamentos dos consumidores, de forma a que sejam favoráveis aos objetivos da organização. Tal só é possível dentro de certos limites devido às diferentes características individuais do consumidor. Os responsáveis pelo marketing das organizações devem esforçar-se para ver os consumidores como eles são, de fato, e não como gostariam que fossem.Eis as sete regras para se tornar um especialista de marketing:
A ciência do marketing apoia-se no estudo dos consumidores. Nos últimos 20 anos, conseguiram-se progressos consideráveis neste domínio, principalmente através da leitura dos códigos de barras nas caixas registadoras dos grandes espaços de distribuição, dos estudos de audiência nos meios de comunicação, na pesquisa dos hábitos e atitudes dos consumidores e distribuidores.Todas estes meios geram informações de grande utilidade, mas têm os seus limites. Os estudos de mercado auxiliam as
decisões de marketing,mas não dizem o que deve ser feito. O marketing é uma disciplina voltada para a ação, e não para o domínio dos estudos.
Devemos recusar duas posições extremas: não estudar o mercado e confiar apenas na nossa intuição ou experiência;ou explorar indefinidamente os estudos e praticar um marketing de gabinete.É preciso ir ao encontro dos consumidores, distribuidores e técnicos, ou seja, estar próximo do mercado, intelectualmente e fisicamente. Infelizmente, são poucos os responsáveis de marketing que abandonam regularmente o seu local de trabalho para acompanhar os vendedores, ou para observar, no local de compra, a natureza e o comportamento da sua clientela

Os iniciados do marketing tendem a basear a sua opinião nos estudos de mercado. Os mais experientes preferem selecionar os fatos que reforçam as suas anteriores convicções. As decisões devem ser baseadas em fatos, não em opiniões. Por vezes, a lógica pode ser ultrapassada pelos fatos de marketing. Por outro lado, é perigoso extrapolar a causa de um êxito de um produto para um novo mercado,sem tomar a precaução de realizar estudos sobre esse mercado inexplorado. As dificuldades da Eurodisney (hoje Disneyland Paris) devem-se à importação de um conceito de parque de diversões americano para um novo mercado com características diferentes ( os europeus gastam menos dinheiro, procuram hotéis de categoria inferior e as estadas são mais curtas). Estes são duas fontes de erros típicas nas decisões de marketing.
A maioria dos mercados está saturada e as empresas batem-se por quotas de mercado. Em conseqüência, o marketing de fidelização torna-se mais importante do que o marketing de conquista. Desde o início do ciclo de vida de um produto é fundamental impedir que os clientes partam para a
concorrência em busca do melhor preço, qualidade do produto e do serviço, ou seduzidos pela imagem de marca. Por isso, deve apostar-se na vigilância constante da concorrência, posicionando corretamente as marcas nesses mercados saturados. Todos os estudos mostram que os consumidores são cada vez menos fiéis às marcas.

Ousar, com riscos calculados

As técnicas de marketing, por muito sofisticadas que sejam, não conseguem suprimir todas as incertezas. O marketing é feito de inovações e, portanto, de riscos. Inovar é tentar oferecer uma mais-valia para o cliente. Segmentar um mercado é decidir especializar-se junto de uma categoria específica de consumidores. Posicionar uma marca é definir-lhe um território próprio entre os concorrentes. Comunicar é destacar certos traços distintivos de uma marca, de um produto ou de um serviço.
Para se diferenciar num universo extremamente concorrencial é preciso ser audacioso, avaliando, simultaneamente, os riscos já que o investimento financeiro (em investigação e desenvolvimento, produção, comercialização e comunicação) é, em regra, considerável e a taxa de insucesso elevada ( 70% a
80% para novos produtos). A atitude de marketing é feita de uma audácia calculada. Deve haver uma preocupação contabilística em cada profissional de marketing

Ser constante

As empresas cometem um erro gigantesco quando fazem alterações permanentes às políticas de produto de preço, de distribuição e de comunicação. Caso contrário, corre-se o risco de perturbar os distribuidores e consumidores. Os grandes êxitos de marketing baseiam-se neste princípio. Por outro lado, constância não significa imobilidade. É preciso saber adaptar-se às mutações do mercado, ou mesmo antecipá-las, preservando ao mesmo tempo a personalidade das marcas. O Club Med, cuja imagem nos anos 70 era fortemente conotada com a liberdade sexual, soube evoluir tornando-se um clube para a família e os amantes da prática desportiva
* Aprendizado Contínuo – Os grandes profissionais, sempre estão se atualizando, aprendendo cada vez mais, seja em palestras, livros, blogs, e até com seus próprios erros. Portanto, jamais pense que já sabe de tudo ou que não precisa mais estudar. Estude e sempre será um grande profissional de Marketing.
* Conhecer o mercado – Estude, analise, compreenda o mercado, pois ele muda de um dia para o outro, consumidores mudam de opinião, produtos entram e somem do mercado. Entender que cada mercado tem sua particularidade. Portanto sempre estude e compreenda o mercado.
* Ter foco – Saiba se posicionar perante o mercado, tenha estratégias, faça pesquisas e mantenha o foco sempre em seu público alvo, no seu cliente potencial.
* Faça pesquisas – Fazer pesquisas com consumidores é fundamental para ter a informação precisa e saber se posicionar no mercado em que atua. Além de conhecer as oportunidades que o mercado oferece.
* Seja criativo – Se inspire em cases de sucesso, livros, museus, sites, blogs, enfim seja criativo. Tente sempre inovar, ser diferente, propor sempre novos desafios a você.
E, por fim, seja apaixonado pelo Marketing, ame aquilo que você faz, faça com amor, com dedicação, com empenho, garra, como se fosse sempre a última campanha que você irá fazer. Não importa a cota, os desafios, os problemas, apenas faça seu trabalho com dedicação e tente sempre fazer o seu melhor, pois só assim seremos grandes profissionais nesta área tão maravilhosa que é o Marketing.
Conecte-se ao markentig.
Orkut, SEO, SEM, Page Rank, Facebook, Sonico, Twitter, Links Patrocinados, Web Analytics, MySpace, ROI, Mídias Sociais, CPC, Engajamento, CTR, CPM, etc… Esse é o vocabulário que deve estar na ponta da língua do atual profissional de marketing.
Uma pesquisa divulgada em fevereiro de 2010 pela IAB Brasil, órgão que regulariza e desenvolve o mercado de mídia interativa no Brasil, comprovou que a internet foi o meio de comunicação que mais cresceu no Brasil em 2009. Outra informação relevante nessa pesquisa, foi que a comercialização de PCs superou em quase 50% a de TVs nesse mesmo ano. Segundo Ibope Nielsen Online, em janeiro de 2010 o número de internautas no Brasil chegou a 36,8 milhões. Baseado nestes dados, ainda existem empresas que têm receio de investir em mídia digital e adoram o pacotão tradicional (TV, rádio, revista, jornal, outdoor) oferecido pelas agências. Isso porque essas agências ainda não possuem conhecimento técnico para mostrar a seus clientes como fazer negócios utilizando o mundo digital, nem estão preparadas para pensar em uma estratégia de comunicação integrada utilizando os diversos meios.
Cabe ressaltar que atualmente o poder das marcas não está mais nas mãos das empresas, mas sim nas mão do consumidor, que em poucos minutos pode detonar a insatisfação de uma experiência negativa com o produto ou serviço, através de um post em um blog ou um vídeo no YouTube, e isso irá repercurtir a rede toda. Dessa forma, as empresas precisam estar cientes que, mesmo elas querendo ou não, existem consumidores falando bem ou mal da sua marca na internet. Por essa razão que os novos profissionais de marketing precisam estar conectados, ser usuários ativos e não passivos, entender e participar das redes sociais, vivenciar a mudança que está acontecendo, ter conhecimento técnico para saber como usar essas ferramentas em benefício da empresa, seja para fazer uma campanha de um novo produto, avaliar a satisfação do cliente com sua marca ou até mesmo para identificar problemas internos ou externos da empresa.
O profissional de marketing tradicional está com os dias contados, se ele não se atualizar, ficará para trás. Então, atualizem-se, evoluam e se adaptem a essa nova realidade ou acontecerá com vocês o mesmo que aconteceu com os dinossauros.

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